segunda-feira, 29 de Abril de 2024  10:25
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
22-04-2009

Deputados da oposição lamentam a falta de visão estratégica


Vereadores do PS de Anadia criticam taxa de execução

Os vereadores socialistas (Lino Pintado e Rui Marinha) na Câmara Municipal de Anadia "chumbaram" a aprovação de contas, na última reunião de executivo.

Mais uma vez, os deputados da oposição lamentam a falta de visão estratégica de desenvolvimento nas grande opções do plano, do executivo liderado por Litério Marques.

Os socialistas criticam o facto de áreas fulcrais para o desenvolvimento do concelho terem um peso exíguo, exemplificando com casos como o Saneamento que tem um peso de apenas 3% "quando a rede actual do concelho continua muito longe de números minimamente aceitáveis", dizem, assim como a Protecção do Meio Ambiente, com apenas 1%. O mesmo se passa na Acção Social (1%), na Educação (9%), Indústria e Energia (4%). Casos, defendem, que evidenciam que Anadia foi ultrapassada pelos concelhos vizinhos, nomeadamente no que toca à localização de indústrias criadoras de riqueza e emprego.

Execução muito baixa. Lino Pintado critica ainda a taxa de execução orçamental relativa ao exercício de 2008, constatando "uma baixa execução que se repete de alguns anos a esta parte" e que "o investimento previsto é bastante superior ao efectivamente realizado". Para os vereadores socialistas a receita arrecadada também ficou aquém do previsto, pelo que "não resta outra alternativa senão concluir novamente pela incapacidade da maioria no executivo em dar resposta às necessidades essenciais e básicas".

O vereador diz que "o investimento do ano passado constitui um dos mais baixos dos últimos anos" e que é óbvio a falta de investimento. Na Educação, a taxa de execução não foi além dos 43,51%; Habitação Social 0%; Protecção Civil e Luta contra Incêndios 40,53%; Ordenamento do Território de 7,40% e Saneamento (18,8%). Números, dizem, "esclarecedores e demonstrativos da flagrante incapacidade em concretizar os investimentos mesmo aqueles que consideraram necessários".

Apesar dos esforços não conseguimos obter uma reacção do autarca Litério Marques às críticas apontadas.

A prestação de contas de 2008 será agora ratificada na Assembleia Municipal marcada para o próximo dia 27, pelas 15h.

CC


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®